segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Desde os anos 90 quando a chegada de pessoas de outros estados para residir definitivamente em Macapá aumentou a cima da média nacional, aumentou também o número de estudantes nas escolas da capital e do interior, o questionamento é. Esses alunos conhecem à história da escola onde estudam? e os alunos nascidos aqui conhecem?.Qquem foi Sebastiana Lenir deAlmeida? Esther da Silva Virgolino e Alexandre Vaz Tavatres? e muitos outros nomes que não estão nas conversas diárias do nosso povo e muito menos do nosso alunado. Fiz esse questionamento após ler um artigo na revista nova escola onde está presente essa indagação, e eu achei importante trazer essa discussão para o meio docente e discente de todas as escolas de Macapá.

Você sabe preservar a história da sua escola?

Toda escola tem uma história que, se preservada, pode ser usada como estímulo à aprendizagem dos alunos. É comum os gestores escolares se preocuparem em manter os registros da vida escolar de alunos e professores que frequentam a instituição no momento presente. Porém, o mesmo cuidado não é dedicado à documentação histórica, que é deixada em arquivo morto e pode até acabar sendo jogada fora. Para ter um arquivo bem cuidado e que possa ser usado com propósito pedagógico, a escola precisa estabelecer alguns critérios de organização e conservação. Como sua instituição realiza esse trabalho? Faça o teste e descubra!(daniele.paula@fvc.org.br

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